Ontem, precisei passar por um pequeno procedimento cirúrgico. O último dente do siso finalmente foi extraído. O mal foi retirado (literalmente) pela raiz. E agora cá estou eu, sem poder fazer nada, sem poder comer direito, sentindo vontade de comer tudo, de ovo frito a beterraba. De comida japonesa a ovo de páscoa. E sentindo dor. Muita dor.
Certamente, meu dente não era simpático como esse... |
Mas a exposição de meu momento, nessas linhas acima, aconteceu por outro motivo.
Ontem, ao sair do dentista, ainda flutuando por conta da anestesia, me sentindo o garotinho daquele vídeo viral, e "o pedaço arrancado de mim" no bolso da minha calça, não via o momento de fotografar meu belo dente para postar em minhas redes sociais. Graças ao deus do bom senso, naquele momento desisti dessa ideia mórbida.
Mas a questão que veio a minha cabeça foi: Por que, nesses momentos de velocidade da informação, temos essa necessidade de expor nossa vida em todos os canais de comunicação que temos. E são muitos.
Vivemos um momento, meio assustador até, em que somos obrigados a fazer parte desse mundo virtual. Precisamos nos sentir incluídos nesses meios modernos.
E para isso, expomos o que temos para mostrar, ou seja, o que vivemos em nosso cotidiano. E dá-lhe fotos de comida, de ônibus cheios, roupas novas, e até, vejam só, um dente extraído. E não para por aí! Também somos brindados com desabafos sobre os colegas mal humorados de trabalho, inícios e fins de relacionamentos, bebês que estão por vir, bebês que já chegaram e toda a sorte de eventos cotidianos que todos nós, um momento ou outro também vivenciamos. Direta ou indiretamente.
Mas o que eu realmente me pergunto é se temos verdadeira audiência para todas as coisas de nossas vidas que NÓS achamos incríveis? Eu achei muito legal ver meu dente ainda sujinho de sangue. Mas a centena de amigos que tenho no facebook queriam ver tal parte do meu corpo? Ainda mais pensando que de todos esses amigos, se eu conheço efetivamente um terço é muito. Por que precisamos expor nossas vidas para pessoas que nem conhecemos de fato?
Pratos de comida: O maior hit das redes sociais |
Também não sei a resposta, e provavelmente não vou parar de me expor também... Mas vou tentar mostrar só coisas que possam ser interessantes para pelo menos duas pessoas, além de mim. Acho que pode ser mais bacana se for compartilhado por mais alguém além de mim mesmo. A Egotrip pode ser ligeramente menor.
Obs: Escrevi esse texto enquanto assistia "Chegou Honey Boo Boo", o exemplo mais bizarro e exagerado de exposição da intimidade